Terça-feira, 14 de Abril de 2009

O Colosso de Rodes.


Uma embarcação que chegasse à ilha grega de Rodes, no Mediterrâneo, por volta de 280 a.C., passaria obrigatoriamente entre as pernas da enorme estátua de Apolo (Hélio, para os romanos), deus do Sol e protetor do lugar. É que o Colosso de Rodes, como foi chamada a sétima maravilha do mundo, tinha um pé fincado em cada margem do canal que dava acesso ao porto. Com 30 metros de altura, toda de bronze e oca, a estátua começou a ser esculpida em 292 a.C., pelo escultor Chares, de Lindus, uma das cidades da ilha, que a concluiu doze anos depois. Conta-se que o povo de Rodes mandou construir o monumento para comemorar a retirada das tropas do rei macedônio Demétrio Poliorcetes, que promovera longo cerco à ilha na tentativa de conquistá-la. Demétrio era filho do general Antígono, que após a morte de Alexandre, o Grande, herdou uma parte do império grego.
O material empregado na escultura foi obtido a partir da fundição dos armamentos que os macedónios ali abandonaram. A estátua ficou em pé por apenas 55 anos, quando um terremoto a jogou ao fundo da baía de Rodes onde ficou esquecida até a chegada dos árabes, no século VII. Estes, então, a quebraram e venderam como sucata. Para se ter uma idéia do volume do material, foram necessários novecentos camelos para transportá-lo. Essa, que foi considerada uma obra maravilhosa, teria no entanto levado Chares a suicidar-se, logo depois de tê-la terminado, desgostoso com o pouco reconhecimento público ao monumento. No ano passado, o assunto Colosso de Rodes voltou brevemente à tona: uma vidente australiana ganhou notoriedade ao assegurar que em determinado local da baía estava uma das mãos da estátua. Mas a pedra retirada do fundo do mar, conforme instruções da vidente, não tinha nada a ver com a escultura.


Introdução
Para vocês, Ó Sol, as pessoas dórias de Rodes levantaram esta estátua de bronze alcançando o Olimpo quando eles tinham pacificado as ondas de guerra e coroado sua cidade com os saques pegos do inimigo. Não somente sobre o mar, mas também na terra eles acenderam a fascinante tocha da liberdade."(Dedicatória inscrita no Colosso)Da construção até a sua destruição existiu um curto tempo de somente 56 anos. Mesmo assim, o Colosso ganhou um lugar na famosa lista das Maravilhas. "Mas mesmo ó existido no chão, ele é maravilhoso", disse Pliny o Velho. O Colosso de Rodes não foi apenas uma estátua gigante. Era antes um símbolo de união das pessoas que habitavam aquela bonita ilha do Mediterrâneo: Rodes.

História
Em toda a sua história, a antiga Grécia era composta de cidades-Estados as quais tinham poder limitado fora de suas fronteiras. Na pequena ilha de Rodes havia três destas: Ialysos, Kamiros e Lindos. Em 408 a.C., as cidades uniram-se para formar um único território, com uma capital unificada, Rodes. A cidade prosperou comercialmente e tinha forte laços econômicos fixada com seu principal aliado, Ptolomeu Soter do Egito. Em 305 a.C., os Antigodos da Macedônia que também eram rivais de Ptolomeu, cercaram Rodes para numa ação para quebrar a aliança Rodo-Egípcia. Eles nunca conseguiram penetrar na cidade. Quando um acordo de paz foi assinado em 304 a.C., os Antigodos suspenderam o cerco, deixando um rico equipamento militar para trás. Para celebrar sua união, os rodianos venderam o equipamento e usaram o dinheiro para erguer uma enorme estátua representando seu deus do sol, Hélio.A construção do Colosso levou 12 anos e foi terminada em 282 a.C. Por anos, a estátua ficou na entrada do porto, até que um forte terremoto atingiu Rodes em 226 a.C. A cidade estava completamente destruída e o Colosso quebrou-se no seu ponto mais fraco: o joelho. Imediatamente, os rodianos receberam uma oferta de Ptolomeu Eurgetes do Egito que cobriria todos os custos de reparação para o monumento tombado. Entretanto, um oráculo foi consultado e proibiu a reconstrução. A oferta de Ptolomeu foi recusada.Por quase um milênio, a estátua quebrada permaneceu em ruínas. Em 654 d.C., os árabes invadiram Rodes. Eles desmontaram o resto do Colosso quebrado e venderam para um comerciante judeu da Síria. Acredita-se que os fragmentos foram transportados para a Síria nas costas de 900 camelos, e após foi derretido.

Descrição
Primeiramente vamos deixar claro um erro sobre a aparência do Colosso. Acreditou-se durante a Idade Média que o Colosso permanecia na frente do porto de Mandraki, um dos muitos na cidade de Rodes, com as pernas abertas em sua entrada.Considerando-se a altura da estátua e a largura da entrada, esta idéia é mais impossível do que improvável. Além disso, o Colosso caído teria bloqueado a entrada do porto. Estudos recentes sugerem que ela foi erguida ou a leste do promontório do porto de Mandraki, ou ainda mais para o interior da cidade. De qualquer jeito, ele nunca ficou com as pernas abertas na entrada do porto. Um relevo antigo sugere que Hélios protegia os olhos com a mão.O projeto foi licenciado pelo escultor rodiano Cares de Lindos. Para construiu a estátua, seus trabalhadores fundiram a parte externa de bronze da pele. A base foi feita de mármore branco e o pé e o tornozelo da estátua foram ligados primeiro. A estrutura foi gradualmente erguida à medida que o bronze era reforçado com uma estrutura de 7t de ferro e rochas para apoiar a estátua. Para alcançar as partes mais altas, foi construída uma rampa desde o chão e que envolvia a estátua; ela, mais tarde, foi retirada.Quando o Colosso estava pronto, ele tinha 46 m de altura e pesava cerca de 70t. E quando estava caído, "poucas pessoas puderam fazer seus braços armas encontraram em volta do polegar", escreveu Pliny.Apesar de nós não conhecermos a verdadeira forma e aparência do colosso, reconstruções modernas com a estátua parada perpendicularmente são mais precisos que velhos desenhos.
Apesar de não existir mais, a antiga Maravilha do Mundo inspira artistas modernos, tal como o escultor francês Auguste Bartholdi, mais conhecido pelo seu famoso trabalho: A Estátua da Liberdade.
tags:
publicado por Admin às 00:32
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.últ. comentários

Este link não funciona. Por favor, coloque um novo...
cria um novo link por favor
http://youtu.be/jb3FvmaWtRo
Meu sonho è ter sexo com ela...
Faço desde já uma declaração prévia: sou agnóstico...
Faço desde já uma declaração prévia: sou agnóstico...
Si quieren ver mas de ella visiten: http://bootyc...
adoro documentarios !!!show de bola esse blog !!!!...
eu saquei o jogo mas nao consigo jogar, ele foi te...
em 1º lugar, para os que tem o minimo de conhecime...
blogs SAPO

.subscrever feeds